Via: Acorde Cultural
Os eventos corporativos servem para chamar a atenção para a sua empresa, aumentar as vendas, motivar ou capacitar seus funcionários.
Saber escolher as melhores atrações para eventos corporativos e que ainda estejam de acordo com o seu target é uma questão de estratégia.
Feito de forma correta, é possível conseguir novos clientes, fidelizar os antigos e ajudar no processo de marketing. Afinal, o sucesso de um evento corporativo envolve, entre outros aspectos, a satisfação dos seus convidados.
Abaixo, estão algumas sugestões para alcançar o que você deseja em seu evento garantindo uma boa adesão e um excelente boca a boca. Confira as atrações que devem estar presentes em eventos corporativos:
MÚSICA
Seja ao vivo ou com DJ, a música cria o ambiente. Descontração e união entre as pessoas não faltarão. Ao vivo, a música transforma o estado de espírito do ser humano, modificando as batidas do coração, alterando a respiração e relaxando os nervos. Existem bandas especializadas em diferentes ritmos e até as que tocam de tudo um pouco em seu repertório. Pode ser desde voz e violão, até as grandes orquestras. Caso prefira contratar um DJ, as vantagens vão desde o preço, por ser somente uma pessoa e com menos equipamento, passando pelo espaço até as várias opções musicais.
DANÇA
A presença de dançarinos pode garantir o sucesso do seu evento. Salsa, merengue, samba, pagode e flamenco são alguns exemplos para abrilhantar ainda mais este acontecimento. Para as pessoas que não sabem dançar ou para os tímidos, eles ajudam a “tirar o pé do chão” e “cair na gandaia”. Também são oferecidos serviços de oficina de dança. Qualquer desculpa para ficar parado será parte do passado.
BRINQUEDOS INFLÁVEIS
Se o seu target envolve crianças, criar um espaço de recreação onde elas possam se divertir, ou até mesmo dar a liberdade para os pais, deve ser analisado e colocado em prática por sua empresa. Brinquedos como pula-pula, castelo gigante, piscina de bolinhas, montanha de alpinismo, tobogã gigantes entre outros, serão um sucesso em seu evento. Muito adulto vai sentir vontade de voltar a ser criança.
PALESTRANTES
Cada vez mais as pessoas têm sede de aprender. Ouvir um conferencista reconhecido no mercado é positivo para todo aquele que quer crescer profissionalmente. Caso não saiba qual palestrante contratar, peça um vídeo promocional. Caso continue em dúvida, saiba que pedir sugestões para outras empresas e, inclusive, para outros palestrantes, não é nenhum problema. O fato de um cobrar mais não quer dizer que um seja melhor que outro e vice-versa. A reputação do palestrante também interfere em seu rendimento. Lembre-se: o evento é seu e, contratar alguém sem uma boa reputação, pode pôr tudo a perder.
MÁGICOS E CIRCENSES
O que você acha de surpreender seus convidados? O show de mágica não é algo comum em um evento corporativo. Uma das vantagens é que todos, sem importar a idade, somos atraídos pelo “Nossa! Você viu aquilo?” ou “Caramba, como será que ele faz?”. Não procure apenas pelos que tiram o coelho da cartola, existem mágicos sensacionais no mercado. E, se desejar ir além, pode contratar um ilusionista.
O circo é uma paixão antiga da maioria das pessoas. Por remeter à infância, todos nos envolvemos com o clima que fica no ar. Seja um palhaço com sua cara pintada e seu nariz vermelho, a magia do circo encanta as pessoas com suas mensagens de coragem, desafio, esperança, alegria e amor.
DINÂMICAS EM GRUPO
Muitas vezes alguns setores estão separados e as pessoas que trabalham na mesma empresa não se conhecem. Ao estimular os jogos em grupos, as pessoas têm que trabalhar juntas para conseguir alcançar as metas estabelecidas. Isso fará com que elas trabalhem diversas competências como trabalho em equipe, administração de recursos, tempo, tomada de decisões, liderança, entre outros.
MASSAGENS
Eventos corporativos como feiras, exposições ou convenções costumam gerar um certo cansaço nos participantes, pois são muitos pontos de atenção, palestras, interação. Oferecer massagens durante o evento é uma ótima opção de entretenimento!
Você pode contratar profissionais habilitados que ofereçam quick massages de 5 a 15 minutos de duração, no máximo, para cada participante, ou ainda alugar cadeiras automáticas.
Esse é o tipo de atração que não tem como objetivo divulgar produtos ou a própria empresa organizadora do evento, mas vai proporcionar um momento de relaxamento e deixar os participantes mais receptivos para encarar com energia o evento como um todo. É uma atração interessante para eventos longos, pois é uma oportunidade de fazer com que o seu público-alvo se desligue por alguns minutos e recarregue a bateria.
DEGUSTAÇÕES
Sessões de degustação de comida ou bebida se encaixam bem para eventos corporativos de empresas de turismo, organização de eventos, buffets profissionais, produtoras de alimentos e bebidas e hotéis.
Esse tipo de atração também cai muito bem para eventos mais refinados como coquetéis ou quando se recebe um público bem específico como apreciadores de vinhos, chocolates, cafés, azeites, entre outros.
Fique atento à decisão de servir bebidas alcoólicas, essa é uma questão geralmente delicada em ambientes corporativos por diversos motivos. Então é preciso alinhar bem os benefícios desse tipo de ação com a alta gerência da empresa para evitar situações desagradáveis.
JOGOS ELETRÔNICOS
Tecnologia sempre agrada a praticamente todos os públicos! Quem não vai adorar encontrar fliperamas, autoramas, videogames de última geração e jogos de realidade virtual disponíveis para os participantes de um evento? O público masculino é o que mais vai aproveitar!
Se possível, procure utilizar óculos de realidade virtual, tecnologia 3D e recursos de reconhecimento corporal como o Kinect. Criar um jogo que evoque um produto relacionado ao evento também é um recurso bem interessante e vai garantir uma grande adesão do seu público-alvo.
Se quiser causar ainda mais frisson no seu evento, que tal instalar um simulador de voo de helicóptero? Conectado à internet, o simulador permite voar em condições climáticas locais e se comunicar com outros pilotos. Tudo isso sem sair do seu espaço de evento.
CABINES FOTOGRÁFICAS
As cabines fotográficas são recursos bem divertidos e que farão sucesso em feiras e congressos. Elas funcionam de maneira bem rápida, simples e automática, permitindo que os participantes registrem sua presença com amigos e colegas e levem para casa uma lembrança. As cabines só não vão garantir muita adesão se o evento tiver um cronograma rígido como um treinamento.
CARICATURAS
Assim como as cabines fotográficas, incluir caricaturistas no seu evento é uma atração bem interessante, pois os participantes terão uma lembrança bem legal para levar para casa. Você pode definir a participação dos desenhistas durante todo o evento ou em um período específico, só tome cuidado para garantir que todos os interessados consigam ser atendidos para não gerar frustrações com o seu evento.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
O esporte tem muitas lições interessantes para se passar no ambiente corporativo como disciplina, trabalho em equipe, perseverança, liderança e ética. Por isso colocar uma atividade esportiva no meio do seu evento corporativo vai atrair a atenção do target e de quebra vai passar uma mensagem positiva e motivacional. Pense na possibilidade de colocar um campo de mini-golf, um estande de arco e flexa ou um espaço destinado a um chute a gol. É certo que muita gente vai se divertir.
IMPRESSORAS 3D
As impressoras 3D são consideradas as responsáveis pela nova revolução industrial, pois elas são capazes de produzir uma infinidade de objetos como próteses, protótipos, brinquedos, peças, miniaturas, instrumentos musicais, entre outros. E se os participantes do seu evento, além de terem a oportunidade de ver uma impressora funcionando puderem levar de brinde a logomarca da empresa organizadora para casa? Exclusividade total!
FILMAGEM VIA DRONE
Os drones são a nova febre do momento. Você pode colocar um deles circulando pelo local do evento registrando em vídeo os principais momentos. Quer inovar ainda mais? Então além de registrar as imagens, disponibilize-as na internet em um hotsite ou nas redes sociais da empresa em tempo real. Sorteie entre os participantes um pequeno período pilotando o drone por alguns minutos.
O que achou das atrações que sugerimos? Ao planejar o seu evento, não se limite a uma só. Juntar várias delas pode trazer resultados maravilhosos para o seu evento. Ao combinar dinâmicas de grupos com palestrantes, por exemplo, os colaboradores poderão se motivar com uma palestra para depois vivenciar momentos e atividades em grupo.
Mas tome cuidado com o excesso. É preciso priorizar o objetivo do evento para não desviar a atenção dos participantes. Atrações divertidas e relaxantes são parte importante de um grande evento, mas elas devem ser apenas coadjuvantes e não o ator principal.
Fonte: Acorde Cultural| www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br