Via: Acorde Cultural
Não é de hoje que as palestras corporativas têm a fama de serem chatas, desnecessárias ou vistas por muitos como uma desculpa para matar o tempo de trabalho. Essa é uma ideia que já se arrasta por anos no mundo corporativo e precisa perder força urgente.
Isso acontece muito por conta de palestrantes despreparados que não conseguem ser verdadeiramente persuasivos. Na maioria dos casos, as palestras são cheias de exemplos datados, técnicas interessantes para as empresas, mas que não são nem um pouco atrativas para os funcionários.
Em muitas ocasiões você vai se deparar com um público que não está feliz em assistir a sua palestra, não é ali que essas pessoas preferiam estar, portanto é preciso trabalhar a performance do palestrante melhor do que nunca. É preciso que ele invista em boas histórias de motivação, toque nas dores desse público e tente gerar interação logo de cara para pegar aquelas pessoas na mão.
Afinal de contas a principal atração de qualquer tipo de palestra é: partir de uma boa ideia, com uma boa história, que merece ser contada e compartilhada. Por isso o TED talks fez e continua fazendo tanto sucesso, são boas histórias, contadas de maneira envolvente e, em no máximo 20 minutos.
Entretanto, com a crescente profissionalização de palestrantes, o básico da boa palestra que é justamente a boa ideia acaba ficando em segundo plano. Palestras motivacionais, por exemplo, de maneira geral cumprem seu papel de “pilhar” os participantes somente naquele momento, seus efeitos não vencem o cotidiano.
As palestras com objetivo inspiracional são ainda mais complicadas, pois cada pessoa dentro daquele enorme grupo é diferente uma da outra e é inspirada por coisas e ideias diferentes. Claro que existem muitas histórias que tocam e inspiram a todos, que fazem com que mudemos o nosso comportamento diante da vida, mas o mesmo não se aplica ao nosso desempenho profissional.
Muito cuidado com palestras gratuitas, elas podem ser um mau negócio, pois grandes ideias valem a pena ser ouvidas e merecem ser recompensadas adequadamente. Quando falamos em treinamento e desenvolvimento de equipes corporativas, evite.
EXPERIÊNCIA DE VERDADE VALE MAIS QUE QUALQUER CONSELHO
Palestras corporativas tendem a ganhar mais força se forem incrementadas com experiências reais tanto do palestrante quanto do público. Isso acontece porque o palestrante consegue mostrar que faz parte daquele grupo, que vive as mesmas dores que eles e que sabe na prática do que está sendo exposto na teoria.
Outra situação que pode funcionar bem para segurar a atenção e a disposição do público numa palestra corporativa é a demonstração na prática do que está sendo passado para os funcionários. Que tal fazer contato com um cliente real e aplicar as técnicas de vendas que estão sendo divulgadas durante a palestra? E se estivermos tratando de novas tecnologias, por que não criar um ambiente de homologação onde essas novidades possam ser testadas em tempo real?
FRACASSOS TAMBÉM VENDEM
Vivemos numa cultura que busca constantemente a perfeição, e a pressão (e opressão) que essa busca pelo mundo ideal gera nas pessoas comuns, é um gancho que merece ser aproveitado numa palestra motivacional.
Quem não se identifica com os fracassos? Quem nunca fracassou? Poucos ousam falar sobre seus erros e pisadas de bola profissionais, mas saiba que mostrar a vulnerabilidade do ser humano gera bastante interesse e representação entre os colaboradores.
Acreditava-se que só era possível se conectar com os outros através do reconhecimento das nossas qualidades e conquistas, mas a verdade é que existe um novo universo onde as conexões são mais genuínas quando se fala em derrotas e defeitos. Quem assume seus erros e desconfortos, cresce mais rápido e retoma as rédeas a sua vida pessoal e profissional com mais segurança.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br