Via: Acorde Cultural
Se você é produtor de eventos, tem uma ideia bacana na cabeça, um projeto diferenciado para rodar na cidade, mas falta recurso para colocá-lo em prática, o caminho tradicional para levantar os custos necessários é conseguir patrocínio, certo?
Porém, é possível poupar-se de procurar um (ou mais de um) investidor, e ouvir muitos “nãos”, usando a tecnologia de crowdfunding. O crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é uma estratégia muito utilizada por empreendedores, ONGs e artistas e está cada vez mais popular entre os produtores de eventos.
Mas como utilizar essa ferramenta de forma certeira e conseguir os recursos que você tanto precisa? Dá uma olhada nas nossas dicas para ficar expert em crowdfunding e tirar o seu projeto do papel rapidinho.
1- CRIE UM PROJETO ATRATIVO
Para levantar recursos através de um financiamento coletivo, é preciso que o seu público se interesse pelo seu projeto. Seja bem minucioso ao elaborar o seu projeto, defina a ideia central, faça um bom planejamento estratégico com todas as informações necessárias para a realização do evento, o orçamento, etapas e cronograma de execução, local, data, principais atrações, etc. Inclua as etapas de pré e pós produção nesse documento.
Lembre-se de que campanhas desse tipo existem aos montes, portanto a sua precisa ser única. Conte a sua história, a sua trajetória profissional, como surgiu a ideia do evento, como o dinheiro arrecadado será utilizado e qual será o impacto desse projeto para o seu público, para si mesmo e para a coletividade.
2- ESCOLHA A MELHOR PLATAFORMA ONLINE PARA FAZER CROWDFUNDING NO BRASIL
Existem diversos sites especializados em crowdfunding. Eles oferecem toda a estrutura necessária para a arrecadação de quantias em dinheiro de forma rápida, prática e, o mais importante, segura. Algumas delas são a Queremos!, a Kickstarter, a Catarse e a Kickante. A Cartarse foi a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil e tem mais de 1 mil projetos bem sucedidos.
A equipe Catarse passa dicas para aumentar suas chances de sucesso antes que você publique o seu projeto. A Queremos! é uma plataforma voltada para shows, mas artistas e produtores também podem utilizá-la para lançar seus projetos pessoais.
A Kickante surgiu com foco em projetos culturais, causas sociais e empreendedorismo e a Kickstarter é uma plataforma americana, referência em crowdfunding, com mais de 380 mil projetos de sucesso. Qualquer uma dessas plataformas vai te ajudar a atingir os seus objetivos, fique de olho na porcentagem de cobrança de cada uma delas para ver qual vale mais a pena.
3- DIVULGUE O PROJETO
Uma boa divulgação é fundamental! Crie estratégias de comunicação e use e abuse de campanhas em redes sociais, blogs. WhatsApp e comunicação por e-mail. Quanto maior for o impacto causado, mais investidores vão surgir e o seu projeto estará ainda mais próximo de sair do papel.
É importante usar uma linguagem adequada ao se comunicar com o seu público, dependendo de quem você quer atingir a comunicação deve ser mais ou menos formal, e nunca se esqueça de direcionar as pessoas para a plataforma de crowdfunding para que elas possam investir no seu projeto. Se você vai trabalhar com uma causa social, por exemplo, procure o apoio de ONGs que possam fortalecer o seu projeto divulgando a proposta por outros meios e para mais pessoas.
Durante a divulgação é importante informar quais são as recompensas que os colaboradores recebem, esse é um bom gancho para conseguir financiamento.
4- CRIE RECOMPENSAS PARA QUEM INVESTE
Quando você levanta fundos da maneira tradicional, ou seja, por meio de patrocínio, as empresas parceiras recebem certos benefícios ao investirem no seu evento.
Com o crowdfunding essa regra também pode ser aplicada! Ofereça recompensas de acordo com o valor investido e assim todos saem ganhando. Alguns exemplos do que você pode oferecer aos seus investidores: brindes, um agradecimento público durante o evento, a divulgação da marca do investidor, encontros com os palestrantes, kits de escritório, CDs ou DVDs de artistas, acesso à área VIP, ingressos para o evento, camarote com open bar ou open food, etc. O céu é o limite!
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br