Captar patrocinadores para o seu evento é uma ótima saída para reduzir seus custos de organização.
Essa, porém, nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso convencer as empresas de que vale a pena investir em você.
Se você quer parar de ouvir “não” e começar a ouvir “sim” em suas buscas por patrocínios, confira nossas dicas abaixo.
Como captar patrocinadores para seu evento com sucesso
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Pesquisa é fundamental
O primeiro passo a ser dado é realizar um ampla pesquisa sobre empresas que possuam público-alvo similar ao de seu evento.
São elas suas possíveis patrocinadoras e, por isso, devem ser o foco de suas tentativas.
Após o mapeamento, é preciso conhecer a estrutura dessas empresas para saber com quem deve falar sobre a possibilidade de uma parceria ou permuta.
Tente ao máximo o contato com quem tem o poder de decisão verdadeiramente sobre o assunto e evite perdas de esforços.
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Conheça o perfil dos possíveis patrocinadores
Ao captar patrocinadores é preciso não apenas conhecer a estrutura da empresa, mas também seu perfil, seu valores, cultura, objetivos, missão, visão valor etc.
A ideia é mostrar o quanto seu evento pode agregar valor positivo ao patrocinador, e montar um projeto personalizado para apresentar esses dados é um ponto positivo e facilita a construção do argumento.
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Planeje e mostre
Vivemos um período onde o relacionamento de uma marca com seus consumidores conta, e muito, nos resultados.
O relacionamento e a experiência são tão, ou mais, importantes que os produtos.
Esse cenário abre uma janela de oportunidade importante para a captação de patrocínios para eventos.
Para isso, porém, além dos cuidados acima, contar com um planejamento ajustado e viável é imprescindível.
Nenhuma empresa quer investir ou ver seu nome associado a um projeto que não dará certo ou será um fracasso.
O planejamento bem executado passa confiança e faz com que seus possíveis patrocinadores confiem em você.
E para conseguir esse efeito, capriche também na apresentação. Lembre-se de que esse momento não deixa de ser um processo de venda.
Em vez de vender um produto ou serviço, porém, você está vendendo uma ideia. Valorize esse momento.
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Mostre os benefícios
Talvez essa seja a parte mais importante para definir a associação ou de uma empresa ao seu evento: os benefícios que essa parceria irá gerar a ela.
Tenha isso claro ao conversar com potenciais candidatos e esteja preparado para as mais variadas perguntas.
É importante não cair na tentação de prometer benefícios inalcançáveis. Essa atitude apenas irá prejudicá-lo.
Após apresentar as vantagens, mostre as formas como ele pode contribuir com seu evento, que pode ser tanto financeira como, em alguns casos, em forma de permutas.
Aqui, a clareza e a firmeza na informação também são importantes. E atenção: cumpra sempre com o acordado.
E você? Já precisou captar patrocinadores? Como foi a experiência? Tem alguma dica para acrescentar?
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Até a próxima!
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br