Via: Acorde Cultural
A organização de eventos envolve diversas áreas para que tudo corra bem, é o controle financeiro que precisa ser acompanhado, os fornecedores, os patrocinadores, a divulgação, a venda de ingressos, a pesquisa de satisfação dos participantes e, não menos importante, a segurança.
Todo evento que se preze, independente do tamanho e da categoria, precisa garantir que todos os participantes estejam seguros e que possam ser retirados do local com tranquilidade caso haja alguma situação de risco.
Confira quais são as medidas de segurança que você, organizador, deve garantir para que o seu evento ocorra sem nenhum problema.
FESTAS E SHOWS
Casas de show e festas, mesmo em locais abertos, devem informar claramente, na entrada, a capacidade máxima de pessoas que o local suporta. As saídas de emergência e extintores devem estar bem sinalizados e sem impedimento de acesso. As áreas de risco como os locais por onde passam fiação elétrica, materiais inflamáveis ou outros que ofereçam perigo aos convidados também devem estar bem sinalizadas e protegidas para evitar que qualquer pessoa se aproxime.
EVENTOS ESPORTIVOS
Eventos esportivos devem ter um espaço seguro entre a competição em si e a área reservada aos espectadores. Os assentos devem garantir mobilidade e devem garantir que as pessoas não sofram quedas de arquibancadas e alambrados. Para evitar possíveis arroubos da plateia, é bom investir em uma equipe de segurança nessas áreas.
Os convidados devem ser instruídos previamente sobre itens que são proibidos como objetos cortantes, latas, guarda-chuva, fogos de artifício, bebidas, mastros e bandeiras. O objetivo é manter a ordem e alimentar o espírito esportivo evitando confusões.
CURSOS E SEMINÁRIOS
Esse tipo de evento geralmente acontece em um prédio comercial, um centro de convenções ou um hotel. Nesse caso é preciso seguir as regras de segurança definidas pelo espaço que o grupo está utilizando.
De maneira geral é preciso garantir saídas de emergência com acesso livre, respeitar a lotação máxima de público, controlar a entrada de pessoas para evitar penetras mal intencionados e orientar os participantes a ter cuidado com seus pertences.
MEDIDAS GERAIS DE SEGURANÇA
Existem medidas de segurança que se aplicam a praticamente todo o tipo de evento. Contratar uma boa equipe de segurança é uma delas. Contrate profissionais qualificados e que estejam aptos para atuar caso haja alguma situação que fuja do controle.
A equipe de segurança deve controlar a entrada e saída de convidados, evitar brigas e confusões, evitar que alguém passe dos limites e ofereça riscos desnecessários aos demais. É fundamental que esses profissionais saibam ter calma e só utilizem a força física se for realmente necessário.
Seguranças truculentos não são bem vistos por ninguém e podem até gerar um problema maior para a organização do evento posteriormente. Tenha sempre uma mulher na equipe de segurança caso surja a necessidade de abordar mulheres para uma revista.
Outra medida importante é contratar um seguro para o seu evento. Existem diversas coberturas para esses casos onde é possível indenizar os envolvidos em acidentes que provoquem morte ou invalidez ou cobrir despesas médico-hospitalares. Não são muitas as empresas que oferecem esse tipo de serviço, mas se você procurar, vai encontrar.
Em certos tipos de eventos como shows e festivais reserve locais de atendimento médico especializado caso alguém tenha algum problema de saúde e garanta que uma ambulância possa se deslocar rapidamente para fora do evento se for necessário.
Por fim, use a tecnologia a seu favor. Câmeras de monitoramento, sistemas de alarme, de sinalização e de comunicação eficientes são recursos que uma empresa especialista em segurança pode oferecer ao seu evento e que vai garantir a integridade de todos os participantes.
Quando se trata de segurança, não é bom economizar. Tenha sempre em mente que é melhor prevenir do que remediar.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br