Via: Produzindo Eventos
A organização de um evento passa por uma série de etapas, uma delas é a venda dos ingressos. A definição de lotes de ingressos pode não ser o aspecto principal do planejamento. Mas fator crucial para o sucesso do seu evento. Caso contrário, as chances do público ficar muito abaixo das suas expectativas são grandes. Por isso, saber como criar uma estratégia atraente de lotes de ingressos para seu evento é uma forma de aumentar a sua procura.
As vendas em lotes costumam ter uma série de vantagens. Elas atraem um maior volume de público, já que vender em lotes significa que os primeiros ingressos a serem vendidos terão preços promocionais. Dessa forma, os interessados em participar do evento não vão se demorar a adquirir o seu ingresso. A tática irá atrair o público para garantir a compra com valores promocionais.
Nisso já está a segunda vantagem da venda de ingressos em lotes. O público compra com antecedência e fica fácil para os organizadores preverem o número de pessoas presentes.
No entanto, vale dizer que mesmo oferecendo a venda antecipada de ingressos é importante que algumas unidades estejam disponíveis para a venda no dia do evento. Sempre haverá pessoas que deixam para comprar em cima da hora.
Claro que isso só não será possível se os ingressos forem todos vendidos antecipadamente – o que significa o absoluto sucesso do seu evento. Quando isso ocorre, porém, pode dar aquela coceirinha na organização em oferecer mais ingressos. Porém, quando o número de participantes extrapola o suportado pelo local são grandes as chances do seu evento se tornar um fiasco. Por isso, não abuse da sorte e lembre-se que duas pessoas não conseguem ocupar o mesmo lugar.
Dicas para vender mais utilizando lotes de ingressos
Usar uma plataforma de venda de ingressos online é uma forma mais simples e eficiente para essa estratégia. Com ela você possui maior controle na hora de criar uma estratégia atraente de lotes de ingressos para o seu evento. Mesmo quando as vendas não ocorrem por meio de lote, é possível obter informações exatas sobre quantos ingressos já foram vendidos até o momento. Além disso, o processo é facilitado, pois não é preciso distribuir em locais físicos e diferentes os ingressos. Portanto entenda: Você tem que vender ingresso online.
Por mais que a internet esteja disseminada em praticamente todos os públicos, podem ter ainda aquelas pessoas que vão preferir comprar de forma presencial a sua entrada.
Uma dica é que mesmo sendo vendidos os ingressos online, é importante disponibilizar parte deles para venda presencial.
Ao disponibilizar mais formas de venda maiores são as chances de estar presente um mais público. No entanto, é possível criar uma estratégia atraente de lotes de ingressos mesmo que as vendas forem apenas físicas. Essa forma de venda pode ser controlada pelo estabelecimento onde os ingressos estiverem disponíveis.
Como vender lotes de ingressos presencialmente
Não tão simples quanto o formato online, mesmo assim você pode também vender os ingressos em lotes de forma presencial. Para tanto, ao mandar para a impressão, a dica é criar um recurso diferenciado, como a cor ou um selo, por exemplo.
Assim, cada uma vai se referir a um determinado lote. Mesmo assim, é importante que conste no ingresso o valor referente ao lote a que ele pertence.
Para saber o preço de cada lote, é preciso calcular o valor geral que os ingressos devem ter. A ideia da estratégia de lotes é oferecer ingressos com preços mais baixos para quem adquiri-los com antecedência. Para isso é preciso deixar os primeiros lotes mais baratos que os demais.
Mesmo assim, o valor deve ser suficiente para as despesas que você deseja pagar com a venda de ingressos. Caso contrário, se forem vendidos apenas os lotes promocionais você não vai alcançar o valor que precisa. Por isso, esse ponto é muito importante: quando se determinam os valores de cada lote.
Para ingressos que não ultrapassam os R$ 50,00, a diferença de um lote para o outro pode ser de R$ 10,00.
Porém, se os ingressos ficam na faixa dos R$ 100,00 a R$ 300,00, a diferença de um lote para outro pode ser maior, em torno de R$ 50,00.
Estratégias para criar lotes de ingressos para seu evento
Embora o mais comum seja eventos como shows e festas disponibilizarem a venda por lotes. Qualquer tipo de evento pode e deve aproveitar essa ferramenta. Conferências, palestras, feiras e outros devem tirar proveito dessa estratégia. Mesmo que seja uma estratégia simples de executar, ela precisa ser bem pensada e incluída na organização com cuidado para que os valores de cada lote sejam calculados de forma adequada.
Por isso, é importante que exista uma pessoa responsável pela venda de ingressos em lotes de um evento. Ela deve conferir com frequência como estão as vendas pela internet e nos locais físicos, mantendo-se sempre informada da quantidade total de ingressos vendidos.
Outra estratégia comum nesse tipo de venda é disponibilizar cada lote por um determinado período de tempo. Essa escolha vai depender da estratégia de vendas de cada evento. Se a sua margem financeira não estiver apertada é possível deixar que todo o primeiro lote seja vendido para então começar a vender o segundo.
Senão, quando o período do primeiro lote terminar, automaticamente inicia-se o segundo lote, mesmo que tenham sobrado unidades do primeiro. E assim sucessivamente, conforme o número de lotes que, em geral, não ultrapassa de três. O preço do que seria o quarto lote pode ser o praticado na bilheteria ou entrada no dia do evento.
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Fonte: Produzindo Eventos | www.produzindoeventos.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br