Via:Acorde Cultura
Organizar feiras e eventos exige planejamento com certa antecedência, independentemente de qual seja a categoria deles.
Tudo precisa ser feito com muita atenção e calma para que não ocorra nenhuma gafe. Um erro na organização pode ser fatal para o resultado final.
Durante o planejamento é interessante manter uma lista atualizada com tudo que é essencial para a feira ou evento a ser realizado. O mínimo que esses precisam ter para que proporcionem ao público momentos agradáveis.
Confira agora o que você não pode esquecer na organização de feiras e eventos, coisas que precisam, sem dúvidas, estar presentes em seu planejamento:
FAZER DIVULGAÇÃO PRÉ FEIRA OU EVENTO
Divulgar seu evento ou feira para clientes e até mesmo para aqueles em potencial é essencial para que você faça networking e atinja o objetivo proposto.
E-mail marketing, convites impressos e até mesmo investir na divulgação através da assessoria de imprensa – contando com notas em jornais e matérias – são algumas formas de se divulgar.
Não esqueça também de se utilizar das redes sociais, forma cada vez mais importante de se atingir o público desejado. Poste algum flyer ou convite e impulsione o post por exemplo, para que mais pessoas saibam sobre o evento ou feira a acontecer.
PROVIDENCIAR O LOCAL COM ANTECEDÊNCIA
Se você não tem um espaço próprio para realizar a feira ou evento, terá que alugar um ambiente para a realização dos mesmos.
É importante que o local seja providenciado com antecedência, pois pode ser algo bastante concorrido e se deixar para a última hora pode correr o risco de não contar com o espaço ideal para o que você está realizando.
Além de alugar o espaço com antecedência, quanto mais cedo você começa a pesquisar dados sobre isso mais consegue encontrar locais que estejam de acordo com a identidade de sua empresa, que se encontram em regiões de fácil acesso e com um valor que se encontra dentro do orçamento pré-estipulado.
CRIATIVIDADE
A criatividade não pode nunca ser deixada de lado na hora de organizar um evento ou feira. Isso porque seu concorrente pode estar desenvolvendo algo semelhante e voltado para o mesmo público.
Sendo assim, quanto mais criativo você for maiores as chances de atrair pessoas interessadas e atingir as expectativas de todos os que participarem.
Pense que quem participa de eventos ou feiras está sempre em busca de algo diferente, mesmo que se trate de um tema mais conhecido. Por isso é preciso sempre ter um “q” a mais a oferecer.
ROTEIRO COM A PROGRAMAÇÃO
O que irá acontecer no dia – ou dias – em que o evento ou feira que você está organizando vai ocorrer? Palestras? Interatividade com o produto ou serviço? Sorteio de brindes?
Aí a importância de se ter um roteiro com a programação, que pode envolver desde as atividades como palestras, coffee break, sorteio de brindes, até itens mais básicos como locais de estandes e espaços interativos.
Esse roteiro pode até mesmo estar disponível aos presentes no evento/feira, para que possam se localizar e determinar o que desejam ver e fazer.
DEFINIR BEM A TEMÁTICA DO EVENTO/FEIRA
É preciso deixar bem definida qual é a temática do evento/feira a ser realizado. Inclusive porque ela não deve fugir da sua imagem empresarial.
Essa temática deve estar presente a todo momento, desde a divulgação e decoração até a localização de estandes ou escolha de palestrantes.
Além disso, a temática também deve envolver algo que chame a atenção dos convidados e gere boas impressões após a realização do evento ou feira.
Fonte: Acorde Cultura | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br