Via: Acorde Cultural
Chega o final do ano, é comum que as empresas façam confraternizações entre os funcionários. Existem também outros momentos em que esse tipo de evento é promovido, como para comemorar o aniversário da companhia de modo informal ou mesmo como programação festiva de uma empresa.
Perante isso, veja quais são as principais dicas para garantir uma confraternização de sucesso na empresa.
1. Reconheça a importância das confraternizações
Mesmo não se tratando de um evento para promover a marca de uma empresa com o intuito de angariar mais clientes ou fidelizar quem já consome a marca, é de fundamental importância fazer uma confraternização marcante.
A diretoria de uma empresa deve se preocupar com a satisfação dos seus colaboradores da mesma forma que se preocupa com os seus clientes. Quando a empresa não pensa dessa forma, pode causar uma série de problemas para a sua própria administração, como falta de motivação, de produção e mesmo maior troca-troca de funcionários.
Por isso, promover eventos internos da empresa que sejam especiais aos seus participantes é também uma maneira de pensar na qualidade de vida dos empregados e, por consequência, nos benefícios que essa atitude traz para a empresa.
2. Faça uma confraternização com a cara dos funcionários
Para que os empregados de uma empresa gostem do evento preparado para eles, é preciso que pareça que foi realmente feito a eles. Ou seja, por mais que seja a empresa quem promova uma confraternização entre os seus funcionários e mesmo que a diretoria esteja presente, o ideal é que os funcionários sintam-se confortáveis.
Para entender melhor, é possível dar um exemplo bem caricato, mesmo que nem sempre as coisas sejam assim. Digamos que os funcionários de uma grande empresa possuam um gosto mais popular, diferente da direção, que possivelmente tem preferência por coisas mais refinadas. Nesse caso, é o gosto dos empregados que deve prevalecer. Isso serve tanto para a música que vai animar a confraternização, como para as comidas e bebidas servidas, e as demais atrações que podem ser promovidas.
Se quem se responsabiliza pela organização do evento é um funcionário também, é possível que ele saiba que os demais funcionários gostem de beber cerveja, por exemplo. Por isso, é essa a bebida que deve ter na confraternização e não vinho, mesmo que seja uma preferência da diretoria.
A diferença de gostos não é uma regra entre diretoria e colaboradores, mas podem existir e, dessa forma, quem está responsável pelo evento deve agradar o público alvo da confraternização, que nesse caso são os empregados.
3. Atenção para a organização
Mesmo quando um evento é promovido para o público interno de uma empresa, é preciso ter as mesmas preocupações que tudo dê certo, na mesma medida se a festa fosse realizada para os consumidores e clientes de uma marca. Nesse sentido, é preciso que a confraternização seja bem organizada e que os seus preparativos iniciem com alguns meses de antecedência à data do evento.
Quanto maior for o número de convidados, com mais antecedência o evento deve ser organizado, já que isso implica em buscar um lugar com capacidade suficiente, contratar o serviço de buffet para um maior número de pessoas e escolher quais são os brindes que serão sorteados, se for o caso, e no que mais vai implicar a realização da confraternização.
Também é importante que exista um cronograma das atividades que serão realizadas, a fim de garantir que tudo o que se deseja fazer ao longo da festa tenha o seu espaço garantido.
Normalmente, quando é realizado esse tipo de evento, são promovidas várias atividades, podendo começar com o discurso da diretoria, que não deve se alongar demais.
É possível, na sequência, fazer homenagens, como ao funcionário mais antigo, o amigo secreto, entre outras. Porém, se a confraternização for um jantar, é melhor que as formalidades não se prologuem demais, as quais podem ser divididas e alguns pronunciamentos ficarem para depois.
Nesses momentos também é comum que por último fique o momento da festa, quando o DJ contratado faz uma seleção de músicas para animar os participantes. Porém, mesmo que a ideia seja a de uma confraternização bem mais íntima, com uma mesa de comes e bebes no final do expediente, com a revelação do amigo secreto e uma breve falda da direção, é importante ainda que se tenha um cronograma com a ordem das coisas.
4. Promova atividades de integração
A confraternização entre os funcionários costuma ser encarada por muitas empresas apenas como uma formalidade de final de ano, que pode seguir sempre a mesma receita. No entanto, ela pode ser encarada como algo a mais. Como o próprio nome diz, é uma confraternização, um momento em que as pessoas com algo em comum se reúnem, nesse caso, o local de trabalho.
No entanto, nem sempre os funcionários de um setor conhecem bem quem trabalha em outro setor. Assim, é possível criar momentos para que as pessoas se conheçam melhor. O próprio amigo secreto, bastante comum de ser realizado em empresas na época do final do ano, pode ter esse papel.
No dia do evento, entretanto, podem ser realizadas outras atividades, como gincanas e demais brincadeiras. Outra dica é fazer sorteios ou mesmo distribuir brindes, o que sempre é um incentivo aos empregados. Esses são apenas exemplos e da mesma forma que é citado na dica número 1, mesmo essas atividades devem ter a cara dos funcionários.
5. Integre o setor de RH à organização
Em geral, é o setor de Relações Humanas que se responsabiliza pelo evento ou ajuda na organização da confraternização, pois os membros da equipe são as pessoas que mais costumam transitar entre os setores e, com isso, conhecem melhor as características do quadro de funcionários.
Caso quem esteja organizando o evento não seja do RH, é possível que peça algumas dicas a quem trabalha no setor sobre o que pode ser feito no evento para que tenha a cara do funcionários da empresa.
Outra dica é criar uma comissão para organizar o evento, assim, mais pessoas participam e menores são as chances de algo dar errado.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br