Via: Acorde Cultural
Você que está pretendendo organizar uma festa, show ou conferência de pequeno ou médio porte sabe como conseguir patrocínio para o seu evento? Essa parte é fundamental para o sucesso do que você está pensando em promover. Por mais que se consiga muito material emprestado ou se possa contar com a ajuda dos amigos, existem equipamentos e profissionais capacitados nos quais você terá que investir financeiramente.
PROSPECTANDO PATROCINADORES
Existem algumas regras fundamentais na hora de buscar patrocínio para o seu evento. O primeiro é escolher empresas que tenham interesse em patrocinar o seu evento. A não ser que você conheça alguém que queira ajudá-lo por amizade, quem tem um negócio apenas se sentirá atraído em colaborar financeiramente se enxergar um retorno para a sua empresa. Ou seja, o público do seu evento deve ser o mesmo que o da empresa.
Caso você esteja organizando um show de rock, patrocinadores em potencial são lojas que vendem instrumentos musicais, escolas de música e outros similares. Mostrar o seu projeto a empresas que não tem nada a ver com o seu evento será apenas perda de tempo.
Porém, você pode conseguir patrocínio por meio das leis de incentivo à cultura, sendo que as empresas que investirem no seu evento terão incentivo fiscal. Nesse caso, pode ser qualquer setor do comércio e da indústria para patrocinar o seu evento, desde que o estabelecimento esteja com o pagamento dos impostos em dia.
De qualquer forma, ainda vai depender do interesse do empresário em patrocinar o seu evento e não de outra pessoa. Além disso, independente do tipo de patrocínio que você busca é preciso ter um material para apresentar à empresa, sendo importante seguir toda a formalidade necessária.
APRESENTANDO O PROJETO DO EVENTO
Para mostrar profissionalismo e aumentar as suas chances de conseguir o patrocínio necessário, ligue para a empresa, pergunte quem é a pessoa responsável pelo marketing e consiga um horário na sua agenda. Tenha um portfólio impresso ou uma apresentação em PDF para exibir ao patrocinador em potencial.
Nesse material é preciso aparecer de forma clara do que se trata o evento, previsão de data e local para acontecer, qual é o público alvo e como será feita a divulgação do mesmo. Essa parte é a mais importante, pois quem estiver lhe ouvindo poderá visualizar como a marca da sua empresa vai aparecer no evento.
Uma dica é ter exemplos de material publicitário que já conte com o logotipo da empresa. Deixe claro que se trata apenas de um exemplo e que se a parceria for fechada é possível à empresa fazer os ajustes que desejar no espaço destinado a sua divulgação. Quanto mais formas de publicidade você fizer para o evento, mais atrativa a proposta será para o empresário.
Sem contar que isso vai ajudar, principalmente, a tornar o seu evento um sucesso. Por isso, não invista apenas nas redes sociais que, embora sejam muito eficientes, podem não dar a visibilidade que o empresário deseja. Uma dica é que o evento tenha cartazes ou banners com a logomarca da empresa patrocinadora.
OFERECENDO OPÇÕES DE PATROCÍNIO
Conforme a empresa onde você busque patrocínio, é possível adaptar a proposta do seu evento quanto ao valor do investimento. Se você mostrar o seu projeto a uma empresa de grande porte, pode solicitar um patrocínio substancioso ou mesmo oferecer ao empresário a possibilidade de ser o patrocinador exclusivo do seu evento.
Nesse caso, é preciso saber exatamente quanto dinheiro você vai precisar, para que não tenha que arcar com as despesas que ficaram de fora. É possível ainda oferecer modalidades diferentes de patrocínio. Por exemplo, o empresário que colaborar com o valor X terá direito a ter a logomarca da sua empresa em determinados materiais de divulgação.
Já se o patrocínio tiver mais dígitos a marca da empresa vai aparecer ainda em outros locais. Com essa estratégia é possível buscar patrocínios e empresas de diferentes portes. Mesmo assim, não se esqueça de procurar ajuda financeira de empresas pequenas, já que elas podem ser até mesmo mais acessíveis, porém, nesse caso, adapte a sua realidade o valor do patrocínio.
BUSCANDO APOIADORES
Embora quando uma empresa não ajuda um evento com dinheiro o nome mais adequado seja apoio e não patrocínio, algumas dicas também valem para esse momento. Os apoiadores podem diminuir em muito o valor que você precisa receber de patrocínio para promover um evento, com a vantagem que para o apoiador, muitas vezes, não há nenhum trabalho ou gasto.
Os veículos de comunicação da sua cidade, por exemplo, podem apoiar fazendo a divulgação sem cobrar pela propaganda. As cadeiras para a conferência podem ser emprestadas de uma escola, que também estará apoiando o seu evento e assim por diante. Além disso, existem itens para um evento que não valem a pena comprar.
Se for um evento musical, você pode pedir apoio da empresa que vai montar a aparelhagem, o que certamente será um custo significativo a menos. Outros apoiadores que podem ser interessantes são empresas de bebidas, ao apoiarem disponibilizando o seu produto. Para apoiar o seu evento e reduzir o valor que você vai precisar do patrocinador, outra dica é buscar apoio da prefeitura e de outros órgãos, inclusive, ligados à cultura, se o seu evento for cultural.
FECHANDO UMA PARCERIA DE SUCESSO
Se você cumprir tudo o que prometeu ao seu patrocinador e ainda mostrar um feedback positivo do evento, com número de participantes e demais informações relevantes que provem o seu sucesso, certamente você fará uma boa reputação. Assim, poderá até mesmo contar com o mesmo patrocinador para uma próxima ocasião.
Caso contrário, é possível que tenha até que arcar com problemas legais com a empresa, por não ter cumprido o que prometeu. Esse é mais um motivo da importância de um evento bem planejado e organizado. E mais: ao gerir bem o dinheiro do patrocinador você pode fazer um evento ainda melhor do que pensava.
Por isso, fazer orçamentos seguros e pesquisar bem, além de não queimar nenhuma fase do seu projeto vai garantir não só o sucesso do evento, como também a sua boa reputação.
Você já tem um parceiro para organizar seu evento? Se optar por um, vale a pena escolher uma empresa com expertise e conhecimento de mercado. Aqui neste artigo iremos ajudá-lo a escolher!
Até a próxima.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br