Via: Sympla
Em algum momento, a maioria de nós já vivenciou eventos de confraternização da empresa, com colegas conhecidos ou não e setores distantes do nosso. É muito provável que a semana pós-evento tenha impacto nos resultados da empresa, seja através de maior integração dos colaboradores, quebra de barreira entre setores ou uma animação extra para ir trabalhar.
Investir no Endomarketing é uma estratégia de crescimento, afinal “vender” sua empresa para o colaborador significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da organização e preocupado com o seu desempenho profissional – e para isso, nada melhor que a gestão de eventos para seus colaboradores.
No artigo de hoje falaremos sobre como utilizar a criação de eventos como estratégia de Endomarketing para crescimento de resultados e até como piloto de eventos maiores para clientes e consumidor final. Confira!
O que é o Endomarketing
Com suas raízes em Administração e Marketing, o termo Endomarketing surgiu em 1995 no livro “Conversando sobre Endomarketing” de Saul Bekin e seu conceito consiste em desenvolver ações de marketing voltadas ao público interno da empresa com o intuito de promover, entre seus colaboradores e departamentos, valores destinados a servir o cliente.
Assim, o Endomarketing consiste em ser o seu “marketing interno”, focado em aprimorar o atendimento, a valorização e relação entre colaboradores e clientes. Esse conceito está se tornando cada vez mais importante nas organizações, uma vez que a venda de produtos passa pelo fato do colaborador tornar-se um aliado, um admirador, sendo o responsável direto pelo sucesso dos negócios quando igualmente preocupado com o seu desempenho.
Porque fazer eventos de confraternização para sua equipe
Para o setor de Recursos Humanos, as ações de endomarketing focam em reter e encantar seus colaboradores. Como um “cliente interno” e com grande influência nas opiniões e perspectivas do “cliente externo”, este deverá ser o primeiro a estar satisfeito com a empresa para poder “vendê-la” melhor em cada relacionamento.
Nesse sentido, várias ações de Endomarketing podem ser desenvolvidas, como por exemplo investir em eventos de confraternização para a equipe. Esse tipo de promoção demonstra que a empresa valoriza e reconhece a importância de todos os seus colaboradores.
Através de nossa experiência temos observado o quanto cada evento voltado para sua equipe irá motivar, engajar, encantar e unir todos através de momentos únicos de descontração e lazer.
Foque também nas iniciativas de integração
É preciso unir todos os colaboradores acerca das idealizações da empresa, ter um processo eficiente de comunicação, investir no treinamento do pessoal, proporcionar experiências positivas com a empresa e aumentar a integração de todos.
Com esse intuito, a empresa pode proporcionar desafios como as Ações de Team Building, que consistem em trabalhar atividades descontraídas com características lúdicas e desafiadoras em um espaço diferente, normalmente ao ar livre. Considere que diversas ações podem ser realizadas para que os colaboradores saiam da “zona de conforto”, lidem com emoções e sentimentos, e identifiquem pontos de melhoria no desenvolvimento pessoal e profissional.
Lembre-se ainda de palestras/eventos motivacionais
Outra modalidade de evento interno importante a ser realizado para seus colaboradores são palestras motivacionais e treinamentos específicos com motivadores que incentivam o crescimento da satisfação em ser parte daquele time.
Investir em boas palestras para sua equipe irá incentivar e transformar a interpretação do ambiente de trabalho, deixando todos mais receptivos aos assuntos e focados sobre que se quer atingir.
Deu certo o evento? Faça uma versão para clientes ou comunidade!
Ao final, além de todo o desenvolvimento da sua equipe de trabalho, a criação de eventos internos serve como “projetos piloto” para eventos externos. Considere que você poderá testar formatos, canais e parceiros internamente, antes de propagar uma versão para clientes ou consumidores finais.
Lembre-se de pesquisar e se cercar de bons parceiros para o desenvolvimento de cada ação. Pregamos muito esse ponto em cada relacionamento que temos pois um evento feito sem gestão terceirizada corre o risco de manchar a imagem da empresa pela falta de preparo.
Além disso, não terceirizar pode fazer com que a qualidade do evento seja menor e que re-trabalhos sejam necessários com frequência. Como consequência, toda a equipe pode ficar desgastada.
Fonte: Sympla | www.blog.sympla.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br