Mulheres ainda são minoria entre os headliners de festivais de música

Foto: A cantora Lorde é uma das poucas cantoras escaladas como headliner em 2018

Via: Correio Braziliense

Apesar do movimento feminista, apenas 20% das principais atrações em sete festivais brasileiros são mulheres

No ano em que cerca de 50 festivais de música no mundo se comprometeram a balancear a participação feminina em grandes eventos até 2022, alguns dos principais encontros exibem pouca representação delas entre as atrações de maior destaque. Segundo levantamento do portal Pitchfork deste ano, em menos de um terço das atrações de 20 festivais de 2018 avaliados havia participação feminina (cisgênero ou não) entre headliners.

No Brasil, elas representam um quarto dos headliners de sete entre os principais festivais de música de 2018 Ao se considerar as 25 principais atrações dos eventos Bananada, Lollapalooza, One drop festival, Planeta Atlântida, Popload, Psicodália e Villa Mix, observa-se a presença feminina em cinco dos headliners: Lorde, Lana Del Rey, Anitta, Tutti Frutti e Tulipa Ruiz.

Pabllo Vittar foi destaque no festival Bananada, que ocorreu em maio. Drag queen, Vittar se identifica com o sexo masculino, não sendo contabilizado como atração feminina, o que elimina a presença delas entre os músicos de maior força do evento goiano. Por outro lado, Fábio Nobre, um dos organizadores, afirma que, desde 2015 o equilíbrio de gênero é uma das preocupações do festival, não só entre artistas, como entre o público e a equipe técnica. Ele diz ainda que, este ano, em parceria com a WME (Women’s Music Event) e a One Stage Lap promoveram projeto chamado EquiPar ,voltado para a inclusão de mulheres no mercado da música.

“A gente não entende muito bem atrações como headliners, todos têm destaque. O Gilberto Gil tinha participações femininas nos palcos, entre elas Anelis Assumpção. Em 2015, realmente houve um esforço para equiparar. Em algumas áreas, a gente não precisa mais fazer isso. As meninas entenderam o quão bem-vindas são no festival”, defende, salientando que 61% do público que comprou on-line é feminino.

O festival Popload em São Paulo, além de contar com a cantora Lorde como headliner, têm número expressivo de mulheres entre as principais atrações, que incluem Blondie, banda liderada pela vocalista norte-americana Debbie Harry e Mallu Magalhães, entre outras. Lúcio Ribeiro vê com bons olhos o número de atrações femininas no festival que organiza. “É gratificante que, neste momento de escalada social feminina, o Popload tenha uma line-up liderada por uma mulher, e diversas representantes no corpo do evento”, conta.

Para o organizador, entretanto, trata-se de coincidência feliz, já que o festival não buscou deliberadamente balancear a participação feminina. “Pode acontecer de o festival ter oito atrações masculinas entre as de maior destaque. Seria uma infelicidade. Porém, procuramos por atrações que vão agradar ao público dentro da nossa proposta”. Lúcio conclui afirmando que, apesar da importância de haver equilíbrio de gênero, não deve ser algo estabelecido pelos festivais.

Fonte: Correio Braziliense | www.correiobraziliense.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br

Escreva seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *