Morre Cauby Peixoto, o “professor da MPB”

Via Cifra club

O cantor Cauby Peixoto faleceu na noite deste domingo (15), aos 85 anos, segundo informações da página de seu fã-clube oficial. Ele foi internado desde o dia 9 por complicações em uma pneumonia, no Hospital Sancta Maggiore, em Sao Paulo. O corpo do cantor será velado na manhã desta segunda, também na capital paulista.

Sem sombra de dúvidas, a música brasileira perde um de seus nomes mais importantes. Cauby foi um cantor tão marcado por sua autenticidade que era conhecido até pelas gerações mais novas.

Sua maneira de vestir e de se postar no palco, sempre muito elegante (mesmo quando estava mais debilitado), é uma de suas marcas registradas. A mudança em seu estilo aconteceu ainda no início de sua carreira, na década de 50, quando Cauby era calouro da Rádio Nacional. Di Veras, seu empresário na época deixou claro que, por ser de origem pobre, Cauby deveria investir em roupas elegantes para se destacar entre os outros cantores de mesmo estilo, que sempre andavam impecáveis. Resultado: Cauby levou o conselho tão a sério que se destacou entre seus “concorentes” – tanto que fez um grande sucesso, inclusive internacional e no ano de 1954 foi eleito por uma revista dos EUA o homem mais bonito do mundo.

No ano seguinte, foi eleito o melhor cantor do ano pelo colunista Silvio Túlio Cardoso, do Globo. O seu estilo musical o categorizaria como um “último romântico”, com letras de amor e canções que iam do samba-canção ao bolero. Ficou conhecido pela classe artística como “Professor” e chegou até a lançar um compacto intitulado “Cauby – o professor da MPB”.

Outro fato curioso é que Cauby foi o grande responsável por gravar a primeira música de rock’n’roll no Brasil. É isso mesmo: o cantor gravou a música “Rock’n’roll em Copacabana” em 1957, que é considerada o primeiro tema Rock gravado por um brasileiro e cantando em português.

Ao longo de uma carreira de mais de seis décadas, Cauby colecionou grandes sucessos, como: “Bastidores“, “Serenata” e “Ninguém é De Ninguém“. Sua extensa discografia conta com mais de 40 registros, entre compactos, best ofs e álbuns ao vivo.

Recentemente, o cinebiografia “Cauby – Começaria tudo outra vez” deu ainda mais notoriedade ao músico entre os mais jovens, fazendo com que sua história fosse conhecida além dos clássicos sucessos eternizados em sua voz, como “Conceição“.

Fonte: Cifra club | www.cifraclubnews.com.br
Postado: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br

Escreva seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *