Via: Acorde Cultural
O caminho que muitos produtores percorrem ao planejar e organizar um evento é praticamente o mesmo, é preciso pensar no objetivo do evento, definir o cronograma, providenciar toda a estrutura e dar atenção redobrada para os palestrantes.
E é só depois de providenciar todos esses itens que muitos se perguntam se é o caso de contratar um mestre de cerimônias para apresentar o evento. Muitas vezes o MC fica de fora do planejamento por falta de verba, mas é comum percebermos que alguns produtores nem sequer se lembram de considerar essa etapa.
Mas e por qual motivo devemos considerar o investimento em um mestre de cerimônias? Esse personagem será o porta-voz da empresa ou do cliente durante o evento. Ele é o responsável por dar as boas-vindas e conduzir as atividades ao mesmo tempo em que dá o tom do seu evento.
A forma como o apresentador se comporta pode surpreender o público, criar empatia e aumentar a satisfação dos participantes e também dos palestrantes, pois eles serão tratados com muito profissionalismo.
COMO CONTRATAR UM MESTRE DE CERIMÔNIAS SEM ERRAR
Agora que você já está convencido de que ter um MC no seu evento vai ser um grande diferencial, fique de olho nas dicas que preparamos para que você encontre o profissional ideal para o seu evento.
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Alinhe o perfil do profissional
Procure por um mestre de cerimônias que tenha a ver com o perfil do seu evento. Se o evento é formal e exige um comportamento desse tipo não vai pegar nada bem contratar um apresentador habituado a fazer comédia stand up, por exemplo. O objetivo do MC é alavancar o seu encontro, valorizar o seu público e para fazer isso ele precisa ter um perfil de acordo com todo o resto.
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Lidando com imprevistos
Saber lidar com imprevistos é uma habilidade importante em um mestre de cerimônias, portanto procure alguém que tenha jogo de cintura e consiga contornar facilmente pequenos problemas que possam ocorrer durante o evento. Não existe nada pior do que você ter que lidar com uma crise e estar diante de alguém inflexível que faz o problema parecer ainda maior.
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Pesquise muito antes de contratar
Procure pegar referências com outros clientes ou colegas, avalie o currículo e verifique se ele tem experiência com o tipo de evento que você quer realizar. Pode ser que ele seja um profissional hiper talentoso e que consegue se adaptar bem a qualquer situação, por isso vale a pena agendar uma entrevista e checar se ele está disposto a encarar um evento que foge um pouco dos quais ele está acostumado. É importante também que ele seja comprometido e não te deixe na mão.
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Ouse
Existem certos estereótipos relacionados à imagem e postura de um MC, mas você não precisa necessariamente se apegar a eles. Se o seu evento permite certa informalidade, o mestre de cerimônias deve aproximar o discurso ao cotidiano dos presentes para facilitar a interação do público. Bom humor e empatia farão a diferença.
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Garanta uma verba bacana
Para arrasar em qualquer evento nada como contratar um apresentador famoso para ser o MC, o impacto da divulgação do nome de uma celebridade é indiscutível. Porém, estrelas cobram cachês astronômicos e dificilmente terão agenda para fazer reuniões de alinhamento com os organizadores antes do evento acontecer. Se é um famoso que você deseja para abrilhantar o seu evento, tenha verba, tempo e equipe para contratar e dar suporte ao ser em questão.
O que achou do artigo de hoje? Preparado para contratar o melhor mestre de cerimônias para o seu evento? Se tiver qualquer dúvida deixe um comentário que teremos o maior prazer em ajudar. Até breve.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br