Via: Acorde Cultural
O marketing de ativação é uma das ferramentas do marketing promocional que age de forma integrada ao composto de comunicação.
A ativação de uma marca pode acontecer tanto em sinergia com a campanha publicitária quanto em ações isoladas como os eventos, por exemplo.
O marketing de ativação tem sempre como foco o posicionamento da marca e a comunicação integrada com a estratégia de marketing do cliente. Essa ferramenta faz com que os conceitos e valores da marca se tornem concretos ao cliente e o coloca como ponto central das ações.
Uma marca é ativada quando o cliente ou consumidor consegue reconhecer o valor dela e a utilidade que ela tem no seu dia a dia. Esse processo faz com que essa marca deixe de ser algo conceitual, ou seja, apenas um nome relacionado a um produto, para ser algo que faz parte da vida do consumidor. Uma marca ativa fica associada a emoções (positivas ou negativas, diga-se de passagem) e gera valor.
O que é um evento de ativação de marca?
Um evento para ativação de marca é aquele em que o objetivo é gerar experiências impactantes para o público-alvo do cliente. Nem sempre o foco é uma grande adesão de público, o evento pode trabalhar com uma pequena amostra de clientes, mas o importante é que o evento aconteça em um local que amplifiquem o alcance do conceito que a marca quer passar.
Eventos de degustação, experimentação, lançamentos de produtos em ações receptivas são exemplos de ações de ativação de marca que, se executadas com excelência, podem converter clientes sem a necessidade de um investimento muito alto.
Atualmente os grandes festivais de música nacionais e internacionais como o Rock in Rio, Lollapalooza e Electric Zoo são grandes vitrines para que as marcas se comuniquem de forma direta com o seu público por meio de ações de ativação de marca criativas.
Os brasileiros frequentam uma média de 4 shows por ano, sempre buscando experiências únicas que possam ser compartilhadas de todas as formas possíveis, especialmente por meio das redes sociais. Por isso muitos patrocinadores buscam ter seu nome vinculado aos festivais de grande porte, que são locais perfeitos para investir em ideias inovadoras e ganhar a atenção da audiência.
Como fazer um evento de ativação de marca?
Uma ação de ativação de marca precisa de um bom planejamento e deve estar alinhada com a expectativa do cliente. É importante conhecer a fundo as tendências e o público que você deseja atingir para então desenvolver atividades durante o evento que impactem essas pessoas de verdade.
Não há limites para a criatividade, é preciso chamar atenção, então vale a pena investir em mascotes, performers, brindes, espaços que promovam atividades diferenciadas e engajamento com o público. Por isso é preciso conhecer bem o produto, saber todas as formas possíveis de experimentá-lo, senti-lo e fazer uso dele.
Ter atenção às tendências é importante para situar bem a marca e criar empatia. A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, por exemplo, são conceitos que a maioria das empresas enfatiza, pois trata-se de uma tendência mundial. Organizar um evento que tenha lixeiras para coleta seletiva ou alguma ação voltada para a reciclagem é algo que vai chamar a atenção do público participante.
Outro exemplo do cuidado que é preciso ter com os detalhes num evento de ativação de marca: se o evento for elaborado para uma empresa médica ou ligada à área de saúde, é importante que toda a comida servida no evento seja saudável, fuja de frituras ou alimentos gordurosos, ou a experiência pode ser incoerente para os presentes.
Lembre-se sempre de que um evento de ativação de marca é feito para impactar e estreitar o relacionamento da empresa com o público-alvo, por isso preocupe-se em oferecer experiências marcantes e que superem as expectativas dos convidados.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br