Dicas de Canto – Não Exaura Sua Voz Antes do Show

Via Somos Musica

Pense em sua voz como num violino, que precisa de limpeza, afinação, aquecimento, boa acústica e outras diquinhas mais que você encontra no Blog SomosMúsica. Vem cantar no tom!

Descansar antes de uma apresentação vocal é essencial, mas fatores ambientais, como estar num lugar com nível de decibéis muito alto, podem prejudicar sua capacidade de cantar.
O que faz de uma voz ótima em um show? Há muitas respostas para isso, e nem todas elas envolvem ser o cantor mais talentoso com oitavas perfeitas. Confiança, carisma e o repertório certo estão entre os fatores subjetivos que entram na equação de qualquer performance – seja ao vivo ou gravando num estúdio – além de ter talento como um cantor.

“Síntese’ é a palavra chique que andam usando muito aqui na faculdade”, diz Daniel Ebbers, professor de voz no conservatório de música da University of the Pacific, “e eu acho que é uma coisa importante. A gente estuda cada um desses fatores individualmente, mas é a síntese, um comando do seu instrumento vocal, um domínio da presença no palco, um comando da linguagem e a linguagem que você usa – todas essas coisas sintetizadas é que fazem uma boa apresentação.”

É claro que muitos dos elementos que se balanceiam em um cantor vêm de treino, prática e experiência. Um bom aquecimento vocal e um cuidado geral com a voz pode ajudar a chegar num pico vocal melhor.

Preparação Vocal para Apresentações

Quando estiver se preparando para uma apresentação, ou com horário marcado no estúdio, “a coisa mais óbvia a se fazer é descansar”, recomenda Ebbers. “Mas há alguns fatores ambientas aos quais você precisa prestart atenção, como cantar em um lugar onde o nível de decibéis é muito mais alto do que a sua voz. Para vencer o som, você deve aumentar a potência (e a distorção da sua voz) e assim será ouvido e entendido. Muitas vezes, as pessoas não sabem que estão num lugar assim barulhento porque há muitos lugares barulhentos no mundo, e nós acabamos nos ajustando a isso. Mas, quando você é cantor, tem de estar atento às condições desses lugares.”

Se você está tocando em baladas, bares ou festas a qualidade da sua apresentação e sua saúde vocal podem ser seriamente afetadas pelas horas anteriores, se passar elas conversando e socializando. “Não berre no jogo de futebol ou exaura sua voz antes de um show ou de uma gravação, mesmo se faltarem duas semanas para esse show”, diz o vocalista, dono de estúdio e produtor Jon Marc Weiss. “Isso pode impor um preço nas cordas vocais e na garganta e pode te zoar mesmo. Mantenha na sua cabeça que sua voz precisa estar na melhor forma possível, para que quando você for chamado a fazer qualquer coisa, esteja pronto.”

Mas você precisa se preocupar com mais do que só os dias e semanas que precedem uma apresentação, especialmente se você for cantar num grupo ou peça musical, ou qualquer outra apresentação que seja toda noite ou por um período contínuo. “É frequente que depois da apresentação tenha uma festa, uma recepção ou alguma coisa assim”, adverte Ebbers, “e muitos cantores famosos dirão, ‘Adoraria ir, mas não posso.’ É uma precaução de bom-senso com seu instrumento.

“Todos os instrumentos estão sujeitos a alterações pelo ambiente – umidade, calor, todo tipo de coisa. Mas músicos podem colocar seu instrumento numa mala e sair andando com eles, ou coloca-los numa sala que é projetada para fazer seu som ficar bom. Como vocalistas, nós temos de levar nosso instrumento para cima e para baixo, e nossas vidas e nosso instrumento se cruzam. Então há mais fatores para você prestart atenção do que para um músico de instrumento. Mas boa saúde é bom canto, e qualquer coisa que você possa fazer para se manter saudável é boa. Cada pessoa é diferente e cada voz tem suas limitações e algumas coisas que ela consegue tolerar, e outras que não.”

Fonte: Somos Musica | www.somosmusica.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br

Escreva seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *