Quem já assistiu a cerimônia do Oscar, ou outras premiações, já notou que um bom mestre de cerimônias faz toda a diferença na forma como encaramos um evento, afinal ele é o responsável por entreter o público e anunciar as atrações, pausas, entre outras especificidades do roteiro, ditando o ritmo além de ser a cara do evento.
Enquanto um bom mestre de cerimônias pode salvar um evento, o contrário também é verdadeiro, por isso é preciso estudo no momento de contratar esse profissional, que não está presente apenas em grandes eventos de mídia.
O que observar ao contratar o mestre de cerimônias para seu evento?
O mestre de cerimônias é aquele que faz a ligação entre os organizadores do evento e seus convidados, sendo assim a cara que estará no comando do mesmo e pode cumprir funções que vão além de apresentar o evento.
Um bom profissional pode cumprir papel fundamental no controle do tempo de fala, atuando como mediador caso o evento possua mesa de debate ou entrevistas, por exemplo, coordenar as equipes que fazem o evento funcionar e até contribuir com a roteirização do evento se valendo de sua expertise na área.
Sendo assim no momento de contratar um mestre de cerimônia para o seu evento é fundamental que fique atento com alguns detalhes para conseguir extrair assim os melhores resultados.
Defina o seu objetivo
Seu evento ou cerimônia tem caráter formal, informal, técnico ou não-técnico? Qual o seu público alvo? Qual é de fato o objetivo que se pretende alcançar com o evento?
Essas são perguntas básicas e que já deve ter respondido antes de contratar um mestre de cerimônias, afinal, um evento corporativo que seja voltado a palestras e debate mais técnicos, podem pedir um profissional mais formal e que tenha alguma conexão com a área, por exemplo.
Já um evento que necessite de alto dinamismo e que alcance um público mais jovem, pode pedir sacadas mais rápidas e um mestre de cerimônias mais carismático para quebrar o gelo e dar ritmo ao evento. Tudo irá depender dos seus objetivos e público.
Contrate pessoas famosas
É comum que os organizadores de eventos pensem em nomes de peso e com grande presença na mídia para ser o mestre de cerimônias em seus eventos pensando na repercussão e chamariz que pode proporcionar ao evento.
De fato esse é um efeito que é plenamente possível de alcançar, contudo se o artista ou celebridade que será contratada tiver alguma relação com o assunto ou tema que pautará o evento, esses resultados podem ainda ser mais expressivos.
Outro fator importante é assegurar que o seu evento tenha a estrutura correta tanto para receber o público que será atraído pela presença do famoso, quanto para que o próprio contratado possa exercer as suas funções com tranquilidade, evitando situações embaraçosas.
Além disso, nunca e demais lembrar que boa parte das celebridades não possui tempo hábil para se envolver com a organização do evento, de tal forma que tudo deve ser roteirizado de forma clara e coesa para que ela cumpra papel com qualidade.
Antecedência é importante
Não deixe para contratar o seu mestre de cerimônias na última hora. Primeiramente porque os bons profissionais costumam contar com a agenda cheia, em segundo lugar, porque dessa forma não há tempo hábil para se valer de toda expertise do mesmo que pode fazer toda diferença no seu evento.
Inove
Não caia em estereótipos! Pensar fora da caixa virou um bordão aplicado à exaustão pelos mais diferentes segmentos, mas a dica ainda tem o seu valor.
Nem todo evento corporativo precisa ser extremamente formal, afinal, se as relações de trabalho se modificaram, e muito, nas últimas décadas, a figura do executivo sisudo, estressado e que não ri, também vem caindo em desuso.
O primordial é sempre ter bom senso para não errar na dose, seja para um lado ou outro.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br