Mesmo com todas as facilidades que temos hoje em dia para consumir músicas e artistas, nenhum meio de mídia consegue substituir a emoção e energia de assistir um show ao vivo in loco, capaz de produzir memórias que ficam guardadas para sempre.
Para que esses momentos possam ocorrer é necessário muito trabalho por trás. Pensando nisso preparamos aqui em nosso blog um pequeno passo a passo com os principais pontos a se considerar quanto a contratação de shows. Confira!
Organizando eventos com shows musicais
O primeiro grande ponto quando for organizar um evento é o orçamento que terá disponível para a sua realização. Sendo possível delimitar o tipo de evento, bem como quais são os artistas, locais e serviços que irá oferecer.
Seja realista: não dê passos maiores que as pernas, evitando assim uma experiência desagradável tanto para quem organiza, quanto para o público.
Na hora de escolher a data deve levar em conta fatores como: eventos similares já programados, evitando a divisão do público assim como existência de feriados e datas comemorativas.
A definição do local deve levar em conta a capacidade de público, estrutura e estilo do evento.
Conheça bem o espaço pretendido, evitando surpresas desagradáveis no dia do seu show. Defina com clareza as condições de contratação, responsabilidades de ambas as partes e aquilo que pode ou não pode ser feito.
Para um show de sucesso é essencial que seja realizada uma boa divulgação, como foco no público-alvo e uma venda de ingressos bem organizada, de preferência com antecedência.
Importante: não conte jamais com os valores dos ingressos como parte do orçamento para “fechar a conta”. Embora seja possível realizar projeções de quantos ingressos serão vendidos, não há garantias de que esse número será atingido.
Além disso, deve fornecer um bom equipamento para os shows respeitando as necessidades e exigências dos artistas. Poucas coisas são tão frustrantes quanto ir a um show e na hora que o mesmo começa o som falhar.
Não esqueça também que as responsabilidades de segurança, limpeza, e por vezes a venda de bebidas e alimentos também é dos organizadores. Antes de contratar as empresas responsáveis faça uma pesquisa detalhada sobre o seu histórico.
Por fim se atente sempre para a burocracia: pagamento de taxas do ECAD e a regularização de documentação exigida (alvará de funcionamento e licenças).
O sucesso de um evento começa muito antes da realização do mesmo, um bom planejamento é fundamental para que o mesmo corresponda às expectativas de todas as partes envolvidas, em especial é claro, o público.
Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br