Via: Acorde Cultural
Depois de concluído um evento, todo organizador tem interesse em saber se o resultado apresentado foi bom para os participantes.
Descobrir em que parte acertou e conseguiu agradar e onde precisa trabalhar mais para satisfazer seu público.
Para saber disso é preciso contar com uma pesquisa de satisfação de evento, que dependendo do tempo de duração do mesmo – alguns podem durar mais de dois dias a duas semanas – pode ser feita durante sua realização.
Afinal, como essa pesquisa pode ser feita? Formulário na internet, papel entregue aos convidados quando deixam o local, pessoal contratado para perguntar a todos – ou a maioria – os participantes o que estão achando do evento…
Saiba agora como montar uma pesquisa de satisfação de evento:
DEFINA O FORMATO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Com qual formato de pesquisa você deseja trabalhar? Online, papel ou contato direto com os participantes?
Uma pesquisa online pode ser prática para quem deseja saber a opinião de todos os que participaram, podendo ser enviada por e-mail no dia seguinte ao fim do evento.
O mesmo vale para pesquisas em papel, aquelas em que ao deixar o evento o participante é convidado a preencher sua opinião e deixar em uma urna ou entregar ao profissional responsável.
Já o contato direto com quem participa do evento exige a contratação de profissionais que se envolverão apenas com isso, abordando os convidados e perguntando se gostariam de participar da pesquisa de satisfação.
Nesse último caso o ideal é trabalhar com uma amostra, determinando um mínimo de pessoas que deverão ser entrevistadas.
DETERMINE QUAIS E QUANTAS QUESTÕES TERÁ SUA PESQUISA
Na hora de determinar quantas e quais serão as questões de sua pesquisa de satisfação lembre-se de focar apenas no que é essencialmente importante ser perguntado.
Pesquisas muito longas tendem a fazer com que a pessoa desista de responder e não complete o questionário, principalmente aquelas enviadas por e-mail.
Quem opta por entregar um papel ao final do evento para que o próprio participante preencha sem a presença de outra pessoa deve cuidar também com o tamanho do questionário, de preferência seja o mais breve possível.
Pesquisas feitas por profissionais contratados especialmente para isso podem ser mais longas, pois o participante concorda previamente em responder o que lhe será perguntado.
Faixa etária, profissão, como teve conhecimento do evento, o que achou da estrutura, o que achou do horário do evento, são alguns exemplos de perguntas que pode conter um questionário de um evento mais geral.
Eventos corporativos podem dispensar a profissão, já que normalmente envolvem profissionais da mesma área e incluir perguntas mais específicas como se gostaram dos palestrantes e do entretenimento disponibilizado.
FOQUE NAS PERGUNTAS ESSENCIAIS
Tente ao máximo fugir de perguntas gerais, que se encaixariam em qualquer formato de evento, a não ser que seja muito importante para você saber a idade, a profissão e a renda do entrevistado, por exemplo.
É interessante questionar coisas como o que o participante achou do espaço onde o evento foi realizado, dos palestrantes ou outros envolvidos com o foco principal do evento, das opções de comes e bebes, estacionamento ou transporte, variedade, etc.
PREFIRA UM QUESTIONÁRIO FECHADO OU SEMI-ABERTO
Questionários abertos podem gerar várias respostas diferentes e vão exigir uma análise mais demorada. Dessa forma prefira os modelos fechados ou semi-abertos.
Em outras palavras, todas as perguntas apresentadas devem vir com opções para que o entrevistado possa escolher, por exemplo:
“Você recomendaria o evento a outras pessoas?
( ) Sim
( ) Não.”
Ou “Dentre as palestras apresentadas você se interessou mais por qual?
( ) Empreendedorismo e Intraempreendedorismo
( ) Como se tornar um empreendedor de sucesso
( ) Saiba como investir melhor no seu negócio
Siga esses passos e torne sua pesquisa de satisfação mais direta e interessante, fazendo com que a análise de resultados seja ainda mais prática e focada nas melhorias para um próximo evento.
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br