Via:Acorde Cultural
O termo staff em inglês é usado para pessoal e, por isso, também se refere à equipe que faz o evento acontecer.
Escolher bem as pessoas que vão integrar esse grupo é uma parte fundamental e de extrema importância do planejamento para que o evento realizado seja um verdadeiro sucesso.
Na hora de como montar uma equipe de coordenação de eventos é necessário escolher integrantes que sejam profissionais e qualificados para exercer a atividade que lhe for destinada.
Com isso, os imprevistos são facilmente resolvidos e as chances de erros são reduzidos.
Mesmo que os serviços oferecidos por profissionais experientes possam ter um custo maior, nessa hora não é bom economizar, já que como diz o ditado, o “barato pode sair caro”.
Além disso, ao buscar esses profissionais vale investigar um pouco a satisfação que outros organizadores de evento tiveram ao contratá-los.
Claro que quem promove um evento também interfere no sucesso do serviço oferecido pela equipe que selecionou.
O responsável pela organização deve saber comunicar aos demais as suas necessidades, deixando bem claro do que precisa e como quer cada coisa. Porém, ele deve estar aberto à opinião alheia.
Os melhores resultados são obtidos quando todos os envolvidos se unem para fazer um evento que alcance as suas metas, trocando ideias e experiências, ou seja, dando o melhor de si.
DICAS PARA MONTAR UMA EQUIPE DE COORDENAÇÃO DE EVENTOS DE SUCESSO
Na hora de montar o staff, o planejador e organizador do evento não pode esquecer-se de contratar todos os profissionais necessários.
Por isso, o seu conhecimento sobre o assunto é essencial, já quando há dúvidas sobre o que engloba o serviço de um dos contratados é preciso esclarecê-las.
Muitas vezes, quem realiza um evento não sabe fazer tudo o que cada profissional é contratado a executar.
Porém, isso não é um problema, desde que essa pessoa entenda sobre coordenador uma equipe e saiba o que cada um faz. Outro aspecto fundamental é saber quantas pessoas deve contratar para cada atividade.
Um evento que precisa de uma equipe de limpeza, por exemplo, conforme o seu porte pode exigir um grupo relativamente numeroso de trabalhadores.
Muitas vezes, a empresa terceirizada contratada sabe calcular esse número, a fim de proporcionar a execução de uma atividade com eficiência e capricho.
COMO GARANTIR UMA EQUIPE ALINHADA PARA OBTER BONS RESULTADOS
Em grandes eventos é importante definir líderes para coordenar cada equipe, assim, fica mais fácil do responsável pelo evento se comunicar com os grupos que formam o seu staff.
Porém, mesmo eventos menores exigem muitos cuidados na hora de contratar profissionais.
A diferença é que nessa situação você pode contratar diretamente o profissional e não necessariamente uma empresa.
Mesmo que você esteja promovendo um evento e vai chamar pessoas conhecidas para formar a sua equipe, lembre-se que: amizades, amizades; negócios à parte. Ou seja, não contrate uma pessoa apenas por ser seu amigo, é preciso que seja profissional.
Lembre-se de que contratar as pessoas certas garantirá a sua própria valorização como profissional da área de eventos. As suas experiências são o seu cartão de visita para novos trabalhos.
Além disso, pode ser necessário treinar a sua equipe de acordo com o evento, para que todos saibam quais devem ser as suas posições no dia D.
Quando a ideia é repetir o mesmo grupo em uma ocasião futura, é de extrema necessária ainda reunir todo o grupo, depois do evento ser realizado, para fazer uma avaliação do trabalho em equipe.
Fonte:Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br