Via: Acorde Cultural
Um bom evento não é composto apenas de anfitriões e convidados, correto? Mais do que pensar na decoração e nas atrações que manterão todos os envolvidos entretidos, é preciso também dar atenção a alimentos e bebidas. Desde um simples coffee break até mesmo uma festa de aniversário, é preciso muita calma e cuidado para a contratação desse serviço.
Para ajudar nessa missão, confira agora como contratar alimentos e bebidas para eventos.
5 DICAS PARA CONTRATAR ALIMENTOS E BEBIDAS PARA EVENTOS
1. Quantidade
Antes de sair à procura de uma distribuidora de bebidas e uma confeitaria, coloque no papel qual a quantidade média de pessoas que irá frequentar o evento.
É algo pequeno – familiar, por exemplo – ou algo maior? Nunca considere a quantidade de convidados confirmados como a quantidade de bebidas ou alimentos a serem comprados. Sempre aumente esse valor um pouco. Lembre-se que ninguém vai comer apenas um brigadeiro e tomar apenas um copo de refrigerante ou outra bebida.
A boa notícia é que as empresas que trabalham com esses serviços sabem aproximadamente qual a quantidade ideal para o número de pessoas presentes. Coloque de 10% a 15% a mais de convidados nesse número, dependendo do evento podem aparecer pessoas que venham acompanhadas de alguém ou que se inscreveram no dia do evento.
2. Tipo de evento
Determinados eventos podem exigir alimentos e bebidas mais “formais”. Ou até mesmo com formatos específicos. Casamentos por exemplo pedem doces e salgadinhos gourmet e a presença de bebidas como uísque e champanhe.
Um aniversário de criança pode ter doces e salgados tradicionais, mas o bolo deve ser decorado com o tema da festa. As bebidas, normalmente apenas sucos e refris. Festa junina ou julina pede doces típicos… E por aí vai!
Assim que se determinar o tipo de evento já se sabe qual serviço de alimentos e bebidas pode ser procurado.
3. Qualidade
A empresa a ser contratada trabalha com alimentos e bebidas de qualidade? Costuma entregá-los de forma apresentável? Uma forma de verificar a qualidade é através do portfólio da empresa ou pessoa contratada. Se já participaram de outros eventos certamente haverá no mínimo fotos para mostrar como foi o serviço.
Se houver oportunidade de degustação e alguém que possa ser designado a essa tarefa, melhor ainda. Em se tratando de qualidade a melhor forma de se descobrir isso é provando!
4. Confiança
Antes de contratar a empresa que irá oferecer os comes e bebes verifique se ela é de confiança. Pesquise na internet sobre possíveis reclamações sobre entrega ou até mesmo qualidade. Tire o máximo possível de duvidas e verifique como é tratado em relação as perguntas. Não tenha medo de perguntar sobre possíveis alternativas caso aconteça algum problema.
Por exemplo: O que é feito caso seja entregue uma quantidade menor do que a encomendada de bebidas? Caso queiram cancelar o contrato, com quanto tempo de antecedência ao evento isso é feito? Quanto mais transparente e sincera a empresa ou pessoa a ser contratada for, mais confiável ela é.
5. Preços e prazos
Nem muito caro nem muito barato. Essa é uma regra básica em qualquer situação relacionada a eventos. E é claro que os alimentos e bebidas não ficariam de fora!
Negocie o máximo que puder e tenha em mãos no mínimo três propostas diferentes. Peça descontos em caso de maiores quantidades ou proponha mais comes e bebes pelo mesmo preço. O prazo de pagamento também deve ser negociado. Se for à vista procure por empresas que aceitam o pagamento apenas após a entrega do serviço. Caso seja parcelado a primeira parcela pode ser paga logo ao fechar o contrato e as restantes apenas após a entrega do serviço.
Outra coisa a ser negociada em relação ao preço é que se caso aconteça algum problema de entrega isso possa ser abatido no valor final a ser pago.
Siga essas dicas e garanta que os alimentos e bebidas oferecidos no evento agradem aos envolvidos tanto quanto o próprio evento!
Fonte: Acorde Cultural | www.acordecultural.com.br
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br