Você se lembra da vida antes da internet? Pois é, ela era bem diferente do que conhecemos hoje e em diversos aspectos. Muita gente, inclusive, sequer vivenciou esse momento.
A rede mundial de computadores modificou a forma como interagimos e consumimos uma série de coisas, inclusive a música.
Hoje se você quer contratar artistas que estão bombando para seu evento, qual parâmetro utiliza?
Número de se seguidores no Instagram? Visualizações no YouTube? Menções no Twitter e Facebook?
Pois é…
Mas a internet não mudou apenas a forma de mensurar o sucesso, ela modificou a própria fama…
A fama nos tempos de internet
Quando falamos em música as plataformas de streaming cumprem, na atualidade, um papel central.
É por meio delas que uma grande massa consome suas músicas favoritas e conhece novos artistas.
Para alavancar uma carreira, porém, poucas parecem ter tanto poder quanto o YouTube.
A mídia social voltada ao compartilhamento de vídeos está entre os sites mais acessado do mundo e é grande influenciadora da cultura pop.
Inclusive no que diz respeito à música.
Atualmente é muito comum que um hit estoure primeiramente na web para apenas depois alcançar as rádios e outras mídias.
Uma grande prova disso é que hoje o maior canal brasileiro no YouTube é totalmente dedicado a videoclipes.
Quer mais?
Um dos grandes hits do carnaval de 2018 foi obra de MC Loma, uma jovem de Pernambuco que de forma independente produziu a música e o vídeo clipe.
Rapidamente o hit ganhou o Brasil e a artista chegou a cantar com Anitta em pleno carnaval.
Aliás, você sabia que a própria Anitta teve um impulso na carreira por meio da internet?
Os vídeos que ela postava no YouTube chamaram a atenção da Furacão 2000 que a levou para a companhia.
E a internet como catapulta para a fama não é exclusividade brasileira, mas um fenômeno mundial!
Quem não dançou com o simpático coreano Psy e seu “GangnamStyle”?
E esses são apenas alguns exemplos práticos do poder da web na revelação de artistas.
Se antes conseguir um lugar ao sol era privilégio de poucos afortunados, a internet democratizou essa chance.
Mas… nem tudo são flores.
Sim, hoje em dia é possível divulgar seu trabalho de forma independente e, assim, alavancar sua carreira com maior facilidade.
Porém, é preciso lembrar que a internet deu origem a um mundo mais volátil.
A alta velocidade da rede cada vez mais influencia nosso dia a dia, comportamentos e gostos.
Na prática isso quer dizer que, ao mesmo tempo que ela é uma ferramenta facilitadora da fama, também a transforma em muito mais efêmera.
E a tendência é que isso se aprofunde ainda mais com as próximas gerações que já nasceram conectadas.
A própria MC Loma, ou outro nome que estourou há pouco tempo, pode, em breve, desaparecer.
Ou seja, a web não desobriga a construção de uma carreira consistente, sendo ainda mais implacável com os “one-hit wonder”, ou artista de um hit só.
Contratar artistas na era da internet
Para os produtores de eventos a rede mundial de computadores se torna um território fértil para encontrar artistas.
Sabendo medir qual o impacto e o tamanho real, é possível aproveitar os momentos de fama e contratar artistas para atrair o público.
Mas lembre: contratar artistas que fazem sucesso na internet exige cuidado.
Contratações pós-pico da fama podem facilmente se tornar fontes de prejuízos.
Tome cuidado e caso fique em dúvidas, aposte naqueles que já possuem um caminho consolidado e público garantido.
Por aqui, apaixonados por música como somos, aguardamos qual será o próximo criativo frutos que a internet nos dará.
E você? Tem alguma aposta? Conta para nós nos comentários!
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando e tenha acesso a mais dicas e informações sobre artistas para seu evento.
Até a próxima!
Postado por: Central Brasileira de Shows | www.centralbme.com.br